Ser Como Anjos


Fonte: Permanência

Prática em dia do Arcanjo S. Miguel

Padre Manuel Bernardes

 Angeli eorum in Caelis semper vidents faciem Patris mei (Matth. 18)

 I

 

Se aos Anjos festejam neste dia os homens, não sei eu melhor modo de os festejar do que aspirando os homens a ser Anjos. Não pareça temerária a pretensão; por quanto o que não pode a natureza, pode a graça. E para que os fundamentos desta verdade se entendam, ouçam a seguinte história, que se bem no modo de referir-se parecerá nova, na substância é a mais antiga que há no mundo.

 

No princípio criou Deus o Céu, e a terra: fez a luz dividindo-a das trevas: criou aos Anjos, e formou aos brutos animais. Chegou o sexto dia, e disse em sua mente: Agora hei de fazer uma criatura, que seja um resumo das mais, e um mundo abreviado: Formavit igitur Dominus Deus hominem de limo terrae, et in spiravit in faciem spiraculum vitae (Gen. 2, 7). Esta criatura pois foi o homem, composto de corpo e alma, corpo que lhe formou do limo, alma que saiu da boca de Deus. E ficou o homem quanto ao corpo sendo terra, e quanto à alma Céu: por aquela parte sendo trevas, e por estoutra luz: pela primeira semelhante a bruto, e pela segunda semelhante a Anjo. E havendo Deus de sinalar-lhe habitação, quis que fosse aquele lugar onde o Céu e a luz confinam com a terra, e trevas que é a superfície da terra; e dando-lhe estatura reta, disse: Com a parte ínfima de teu corpo, que são os pés, pisarás a terra; e com a parte suprema, que é a cabeça, olharás para o Céu, e buscarás com o discurso: se obrares racionavelmente como Anjo, tua alma levantará consigo o corpo ao Céu: se obrares irracionavelmente como bruto, o teu corpo abaterá consigo a alma ao inferno.

 

Invejoso o diabo desta meia semelhança que o homem tinha com os Anjos, disse: Estas duas partes de que o homem consta, estão entre si unidas. Pois eu farei com que a terra puxe pelo corpo, e o corpo pela alma, e ficará o homem todo bruto. Assim o fez. Tomou por atrativo um pomo, fruto enfim da terra, e pegado a ela por meio das raízes da sua árvore; e com este lhe prendeu os sentidos, com os sentidos veio a alma; consentiu esta, pecou o homem, e ficou semelhante aos brutos: Comparatus est jumentis insipientibus, et similis factus est illis (Ps. 48, 13). Acode Deus, como autor, pela sua obra; e diz: Meu inimigo quis fazer o homem todo bruto; pois agora o farei eu todo Anjo. Pelos merecimentos de outro Adão, que é meu Filho feito homem, derramarei em todos tanta graça, que se quiseram aproveitar-se dela, o corpo fique rendido à alma, e seguindo a sua condição; e possam os homens viver como Anjos em carne. Executando este conselho, saiu tão certo, que a terra produziu, e vai produzindo tantos Anjos humanos, que constituem outros nove coros, e não basta o círculo do ano para festejar a Igreja todos.

 

Consta logo (ó Católicos) desta narração como o homem, mediante a graça de Deus, pode em certo modo ser Anjo, imitando suas virtudes; assim como poder ser bruto, seguindo os seus vícios. Em dia pois que a Igreja soleniza a festa dos Anjos, e do Príncipe deles S. Miguel, seja o assunto persuadir duas virtudes, que especialmente fazem o homem semelhante a Anjo: uma que respeita a pureza do corpo: é a Castidade; outra a pureza da alma, e é o Amor de Deus; e ambas se insinuam no nosso tema: Angeli eorum in Caelis semper vident faciem Patris mei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: