A volta à magia…


Autor: Dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ
Fonte:http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=51508&eid=301

Visionário é alguém que baseia seus objetivos em cima de supostas revelações. É alguém que argumenta que teve visões, e nelas lhe foi desvendado este e aquele segredo. Jesus foi o oposto de um visionário. As suas parábolas e ensinamentos pegam o chão da realidade. Nunca falou a ninguém: “em oração durante esta noite, tive uma visão, na qual me foi revelado que todos devem amar o seu próximo”. Nele o racional tinha forte presença, e a vida era encarada dentro de um sadio realismo. Entre nós, apesar de estarmos vivendo numa época de positivismo (sem a lógica da metafísica), e estarmos voltados para os fenômenos “científicos”, existe uma ampla camada da população que acredita em forças mágicas e misteriosas. E é claro, desacredita no resultado do esforço pessoal, e muito menos se abre para os auxílios da graça do Pai Celeste. É um apelo para entregar-se ao irracional, e desculpar-se da falta de ideal. É crer em forças ocultas. É adorar deuses falsos, porque admite que existem realidades que escapam ao poder de Deus. É uma idolatria. “Tendes visões inúteis e adivinhações erradas” (Ez 13, 7). Vamos apreciar dois casos exemplares.

A força dos números. Se alguém nasce no dia tal, é sabido que ele vai ser um azarado, um assassino, ou um intelectual, ou uma pessoa caridosa. Por que não se escolheu então o dia da concepção? É tudo fantasia, pura imaginação. Analisam-se artistas, escritores, políticos, e se quer mostrar por números (espertamente escolhidos), que isso tudo foi destino. Tudo já estava embutido nestes e naqueles números. Não há mais espaço para o livre arbítrio, e muito menos para a educação, provinda dos pais ou da escola. Esses pouca influência tem, pois o acaso dos números tudo já determinou. Então, o número da besta tem ibope total…Outra extravagância na categoria das bobagens é a força do nome. Acha-se que se alguém recebeu o nome de Augusto, vai ser uma pessoa dominadora; se foi chamada Aurora, será uma mulher alegre, que desperta a esperança. Cada pessoa poderia ser analisada a partir do significado de seu nome. E essa seria a sua sina. Os nomes, sem dúvida, podem expressar detalhes: Nonato, Rosa. Mas, em vez de revelarem o destino, podem revelar programas e ideais. Longe de nós essa ditadura do significado do nome: Urbano; Regina. Nunca devemos abdicar de tomar conta do nosso futuro. Nós, com autoconfiança, e a ajuda do Pai Celeste, desenharemos o nosso futuro. A magia é o refúgio de quem nada decide.

Fonte: Dom Aloísio Roque Oppermann, scj – Arcebispo de Uberaba, MG
Local:Uberaba (MG)

Anúncios

3 Respostas to “A volta à magia…”

  1. Rafael P. Says:

    Muito bom!!!
    existem realmente pessoas que tentam explicar tudo atraves dos números, no horóscopo mesmo, tentam explicar fatos terrenos pelos movimentos dos cosmos….pura balela..

    Paz e Bem!

  2. Ivan Says:

    Caro Rafael,

    Entendo que qualquer coisa pode ser considerada “balela”, desde que nela não acreditemos. Por exemplo, a própria Igreja, muitos cristãos andam por caminhos tortuosos sem levar em conta o próprio ensinamento recebido, a sua fé e devoção estão restritas aos momentos de culto.
    O que representa para esses “cristãos” a Igreja? Não seria para aqueles, também, pura “balela”?

    Olhar Católico:

    Prezado Ivan, a paz de Jesus e o amor de Maria!
    Então neste caso, de acordo com a sua opinião, o que faz uma coisa ser verdadeira é o que você “acha” ou acredita desta coisa. Por exemplo, se 2+2=4, em um sistema decimal, é verdadeiro só se você acreditar que é verdadeiro, se você não acreditar então é uma… Balela?
    -Estaria certa esta sua opinião?
    -A verdade então iria variar com o que você acha ou deixa de achar disso?
    -Então a verdade não existiria, o que existiria seriam opiniões diferentes ditadoras da verdade ou não?
    R- ERRADO!
    Sobre o que a Igreja ensina, pode até ser que para pessoas apelidadas de cristão seja alguma balela. Pra eles podem ser, mas eles estão ERRADOS, ou seja, a VERDADE é que a Igreja ensina a VERDADE. O fato de algumas pessoas apelidadas de cristãos não acolher a VERDADE não diminui a VERDADE do que a Igreja ensina. E a Igreja ensina que esse negócio de numerologia, adivinhação, etc. é BALELA, é MENTIRA, é ERRADO.
    Convido você a abandonar suas opiniões e aderir à VERDADE sobre as coisas, que é ao que todo cristão é chamado, ao Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus!
    Espero ter ajudado!
    Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde!

    Moisés Gomes
    Cedro/CE, 8 de Maio de 2009

  3. Ivan Says:

    Caro irmão Moisés,

    Inicialmente, gostaria de deixar claro que concordo plenamente, com a matéria do post.
    Apenas aproveitei o comentário do irmão Rafael, como um “gancho” para alertar aqueles que no nosso convívio, carregam consigo mais dúvidas do que certezas com relação a nossa Igreja. Isto praticamente, não se vê nessas seitas espalhadas por aí. Onde seus seguidores as defendem com toda a segurança.
    O irmão, naturalmente, já deve ter observado que alguns “católicos” ao declararem sua religião, o fazem com pouca convicção. E isto me entristece…muito!! Principalmente, se levarmos em conta que a nossa Igreja é a ÚNICA, contituída pelo próprio Deus.

    Paz e bem a todos!

    Olhar Católico

    Prezado Ivan, a paz de Jesus e o amor de Maria!
    Acrescentei esta resposta pelo fato de seu comentário der deixado no ar algo que o que a Igreja venha a ensinar seja “balela”, o que nunca será.
    Então, para esclarecer, você apenas quis demonstrar que estes seguidores de numerologia, magia, etc., estão realmente errados e vendados com relação à Verdade, assumindo como verdade o erro em que estão mergulhados. Como dizemos por aqui: “Ah, então assim, sim!”.
    Obrigado por sua visita, indíque-nos, ajude-nos, reze pos nós, e volte sempre!
    Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: