Por acaso o Papa diz:"Repousem e orem em línguas que ninguém entente!"? Acho que não! Nunca disse e nem dirá! Nem Bento XVI e nem um outro Papa!


O ESPÍRITO SANTO JAMAIS PROVOCA A PERDA DA CONSCIÊNCIA

por Daniel André

 

   Espírito Santo

Caro católico, muito provavelmente você ouviu falar num tal de ‘repouso no espírito’, prática muito comum entre os pentecostais, e agora difundida em meios católicos por muitos adeptos da RCC. Sim, é aquela loucura em que a pessoa perde a consciência e cai no chão. Os adeptos dessa prática, contra toda tradição bíblica e apostólica, defendem com unhas e dentes sua legitimidade. Mas pode ser a perda da consciência sinal de ação do Espírito Santo? A tradição da Igreja diz que não. A perda da consciência jamais é provocada pelo Espírito Santo. Recorrendo aos padres gregos, ficaremos com o testemundo do mestre alexandrino, Orígenes. Mestre dos Padres gregos, Orígenes, ensinava que a inspiração divina jamais provoca a perda da consciência.  

“O Espírito dita às conciencias, mas Deus respeita o livre-arbítrio”. Orígenes combatia sempre a idéia de que sobreviesse ao extasiado uma perda da consciência, como acontecia comumente nos centros pagãos de consulta aos oráculos de sua época. A ‘divindade’ apoderava-se da Pitonisa pensavam os gregos.

Mas Orígenes, assim como os demais Padres da Igreja, viam na perda da conciencia uma prova da presença dos demônios, que se apossavam da alma para escravizá-la, pois, a presença do Espírito agudiza a consciência.

Orígenes expôe sua objeção aos oráculos gregos quando refere, a respeito da pitonisa, que ” profetizar até entrar em êxtase, numa atitude louca, sem que ela tenha de nenhuma maneira consciência dela mesma, não é obra do Espírito divino.” (Orígenes, Contra Celso, VII,3).

O demônio podia disfarçar-se em anjo de luz, donde o empenho do mestre alexandrino em que as consciências se mantivessem sempre claras e alertas e ‘exercitadas no discernimento do bem e do mal’ (Heb 5, 14), assim como no ‘discernimento dos espíritos’ (1Cor 12,10) para saber de quem lhes vinha a inspiração e sugestões.

Mas este discernimento não podia acontecer sem a ação do Espírito Santo, visto ser um carisma. Orígenes, comentando a inspiração profética, diz que “o toque daquele que chamamos Espírito Santo nas suas almas, tornava suas inteligências mais perspicaces e suas almas mais límpidas.” (Orígenes, Contra Celso, VII, 4)

Fontes:

MONTEIRO, Alina Torres. Os sentidos espirituais no comentário ao cântico dos cânticos de Orígenes, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2004, p.348)
ORÍGENES, Contra Celso. ed. Paulus.

Uma resposta to “Por acaso o Papa diz:"Repousem e orem em línguas que ninguém entente!"? Acho que não! Nunca disse e nem dirá! Nem Bento XVI e nem um outro Papa!”

  1. Diogo Says:

    §|||§Comentários do Olhar Católico em negrito e entre os asteriscos.§|||§

    Irmãos católicos, oremos:
    Vinde ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso. Enviai SENHOR, o Vosso ESPÍRITO e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó DEUS que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do ESPÍRITO SANTO, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo ESPÍRITO e gozemos sempre de sua consolação. Por CRISTO, SENHOR nosso, amém.

    ********************************
    Amém!
    ********************************

    Repouso no ESPÍRITO:
    Caríssimos irmãos, após rezarem a oração acima, rogo-vos que vós abris os seus corações para o que o meu irá falar agora sobre a minha experiência com o Seminário de Vida no ESPÍRITO SANTO e o meu repouso no ESPÍRITO. Ficai sabendo que escrevo estas coisas pois tenho o dever de ser autêntica testemunha do SANTO ESPÍRITO DIVINO, que a mim veio, e em mim transbordou, a ponto de eu quase desmaiar. Eu também sou católico e também sou guardião da Sã Doutrina.

    ********************************
    Há ta.
    ********************************

    Antes de ter participado da Efusão, eu tinha assistido a um, certa vez, e quando vi as pessoas desmaiarem, fiquei preocupado e fiquei com dúvidas: seria armado? O que teria acontecido ali? Eu vi homens carregando uma pessoa na minha frente, donde pude ver que não era armação, a mulher estava desmaiada.

    ********************************
    Efusão? Bom, segundo a Sã Doutrina que você diz seguir, creio eu que ela seja católica, só há um tipo de Efusão do Espírito Santo que se dá no Sacramento da Crisma:“ o efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes” (CIC 1302).
    Você conhece ou afirma que há alguma diferente desta e fora do Sacramento da Crisma? Onde a Igreja ensina isto?

    ********************************

    De fato, na vez em que participei deste momento, quando eu estava unido aos irmãos que iriam receber a Efusão, poderosa Efusão que transformou a minha vida, eu estava com meus braços erguidos em postura de louvor, quando, em certo momento, os senti se abaixarem contra o meu controle. Imaginando que iria desmaiar, e isso foi um erro da minha parte, pois é como vocês disseram, o ESPÍRITO respeita a nossa vontade,e sabendo que eu não queria desmaiar, me preservou disto. Confesso que me arrependo também de não ter me entregado totalmente à sua ação, pois tive a certeza de que era ELE mesmo Quem agia. Mas eu vi tudo ficando escuro e senti que desmaiaria, e me deitei rapidamente no chão, donde permaneci por poucos minutos. Então, eu experimentei uma mudança incrível dentro de mim:
    Uma grande PAZ, um grande silêncio, PAZ e silêncio sobrenaturais, nenhum sentimento ou pensamento negativo, uma alegria que me fez rir à toa por 3 dias, eu me sentia tão diferente, nada me irritava, nada me fazia sofrer, pelo contrário, eu sentia aquela PAZ que JESUS deu aos seus apóstolos.

    ********************************
    Meu caro, creio que ficar por oras com os braços levantados e sentir eles fraquejarem não seja de forma alguma “ação” do Espírito Santo, senão ação da gravidade, além é claro da dificuldade da circulação do sangue com os braços nesta posição. Ah, só pra constar: estavam tocando uma musiqueta bem tranqüilizadora e romântica, não estavam? Ou estavam rezando em orações bem exaltadas clamando o “Espírito Santo de Deus”?
    ********************************

    Portanto, jamais qualquer Papa pediria para que alguém repouse no ESPÍRITO pois tanto o repouso quanto o Dom de línguas, e todos os Dons e moções do ESPÍRITO, não ocorrem apenas por nossa vontade, não!, eles só ocorrem pela própria vontade do ESPÍRITO.

    ********************************
    Não é isto que o monsenhor Jonas pensa. Você nunca viu o vídeo dele ensinando as pessoas a orar em línguas. Alias, você ora em línguas? Alguém entende o que você fala? Pois as pessoas SEMPRE entendiam o que os Apóstolos falavam.
    ********************************

    Não é um blablabla que as pessoas falam, porque não são elas quem falam, mas o ESPÍRITO que as move. E eu estou começando a sentir esta ação do ESPÍRITO em mim. Dou o meu testemunho.

    ********************************
    Ora meu caro, inicialmente você diz que “o ESPÍRITO respeita a nossa vontade”, Ele não age contra a razão. Ora, é racional falar em línguas ininteligíveis e que ninguém entende? Ademais, você não leu o post? Não vê que sãos os próprios Pais da Igreja que afirmam isto? Por favor, releia o post e outros que temos em nosso blog.
    ********************************

    E eu, que via com antipatia a RCC, dou graças à SANTÍSSIMA TRINDADE por todoas as coisas que ELA tem nos feito pela RCC!
    Que A SANTÍSSIMA TRINDADE possa tocar o coração de todos os católicos que ainda não entenderam a RCC, veículo do ESPÍRITO para toda a Igreja.

    ********************************
    A RCC não é veículo de nada na Igreja, senão de seus erros “prostetantizados” e “pentecostalizados”.
    ********************************

    Isso eu peço pela intercessão de todos os santos doutores, a começar por São Paulo, e pelos santos Apóstolos, e pela intercessão de todos os Santos Papas, especialmente São Pedro e São João Paulo II!!!

    ********************************
    Cito então um destes Santos da Igreja, Santo Agostinho:

    Quem em nossos dias, espera que aqueles a quem são impostas as mãos para que recebam o Espírito Santo, devem portanto falar em línguas , saiba que esses sinais foram necessários para aquele tempo. Pois eles foram dados com o significado de que o Espírito seria derramado sobre os homens de todas as línguas, para demonstrar que o Evangelho de Deus seria proclamado em todas as línguas existentes sobre a Terra. Portanto o que aconteceu, aconteceu com esse significado e passou</em>” (Santo Agostinho, século IV).

    Você ora em línguas? Aliás, você deixa que imponham as mãos sobre você? Você não sabe que isto é reservado somente aos Apóstolos e seus sucessores?
    ********************************

    E pela intercessão de MARIA, a Mãe do nosso SENHOR que foi quem me trouxe para a RCC, que Ela possa também lhes mostrar o caminho que Ela me mostrou, para a Glória do nosso PAI!

    ********************************
    Nossa Senhora também falou em línguas, tanto no evento de pentecostes como quando esteve no Egito fugindo com Nosso Senhor, e pasme, entendiam o que Ela dizia! Alguém entende o que você reza? Aliás, tem algum estrangeiro nas suas reuniões para que vocês falem em outras línguas? Há a necessidade desses dons?
    ********************************

    Fiquem na PAZ de CRISTO, a PAZ que só ELE dá!

    ********************************
    Que Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia, Distribuidora da Graça Divina, Portadora da Paz do Cristo, como vocês costumam invocar também Nossa Senhora de Pentecostes, interceda junto ao Cristo Nosso Senhor para que a Sua Santa Igreja permaneça auxiliada pelo Espírito Santo, como SEMPRE esteve, e permaneça Santa, como SEMPRE foi, de acordo com a Sua Promessa que as portas do Inferno não prevalecerão, e que nós sejamos dignos das Promessas de Cristo e não sejamos levados por qual quer sopro de doutrina, ainda que esta tenha se infiltrado na Igreja pela Fumaça de Satanás, como advertiu S.S. o Papa Paulo VI, amém!
    Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde!


Deixe um comentário

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

