Fábio de Melo, fala de mel


Fonte: http://blog.veritatis.com.br/

por Maite Tosta

chargefabio21
(arte: Emerson H. Oliveira, sobre pintura de Caravaggio)

A entrevista de Fábio de Melo – o chamo assim, já que seu site o faz, omitindo o título “padre” – no programa do Jô Soares na sexta-feira (dia 22) tem criado polêmica na blogosfera católica, não sem motivo.

O motivo da controvérsia é o grande número de declarações contrárias à doutrina feitas pelo “padre pop”, bem como sua incompetência para defender a Igreja de acusações feitas pelo apresentador, embora não tenha sido pego de surpresa, uma vez que faz parte de suas exigências para entrevistas que todas as perguntas sejam aprovadas previamente por sua assessoria… Isso sem contar o terninho de grife, o relógio Diesel, as sombrancelhas feitas, a testa paralisada de botox… vaidade das vaidades, tudo é vaidade…

Mais lamentável, no entanto, do que o discurso açucarado e carregado de relativismo do showman eclesiástico são as justificativas que seus defensores usam para defendê-lo.

“Eu gosto dele… fala tanta coisa linda…”

“Não se deve julgá-lo, porque não podemos julgar ninguém!”

“Ele atrai milhares para Cristo!”

“Primeiro ele precisa conquistar, para depois falar de doutrina…”

“O que tem ele se vestir bem? Precisa ser mal-vestido para falar de Jesus?”

Ora, gostar ou não de alguém, ou a beleza de suas palavras não serve de medida de ortodoxia e confiabilidade doutrinal. Falsos profetas também falam belas palavras…

OK, não devemos julgar as pessoas. Mas uma pessoa pública, que divulga em público suas ideias, ações e presença, deve esperar críticas. Afinal, quem está na chuva é para se molhar. Criticar as ideias de alguém não é julgar suas intenções, é alertar os demais dos perigos de se aderir àquela ideologia.

Quantidade versus qualidade… ai ai ai… preciso comentar?

As pessoas que tiveram um encontro com Jesus experimentaram mudança. Jesus nunca deixou de dizer a verdade, doesse a quem doesse, nunca açucarou as palavras. Pedia comprometimento, entrega, não passava a mão na cabeça.

O maior pregador do Cristianismo, Paulo, nunca ficou escolhendo palavras para anunciar a Verdade do Evangelho. Jamais o Apóstolo teve a ideia de se abster de tratar de qualquer tema sob o pretexto de que, dada a corrupção da época, podia parecer duro àqueles a quem se dirigia, afastando-os. E nós devemos agir da mesma maneira.

Nas palavras do padre Francisco Carvajal:

Quem anuncia a doutrina de Cristo deve acostumar-se a ser impopular em muitas ocasiões, a ir contra a corrente, sem ocultar os aspectos dessa doutrina que se revelem mais exigentes: sentido da mortificação, honradez e honestidade nos negócios e na atividade profissional, generosidade no número de filhos, castidade e pureza na vida conjugal e fora dela, valor da virgindade e do celibato por amor a Cristo… porque não temos outras receitas para curar este mundo doente: “porventura um médico receita remédios inúteis ao seu paciente porque este tem horror àquilo que o poderia curar?”

O remédio que cura é aquele que arde. Palavras doces, mas que não provocam verdadeira conversão, fazem de Fábio de Melo um poeta, mas não um pastor de almas.

Seu hit mais popular, Humano Demais, fala do amor de Jesus por aqueles que “não merecem”. Mas não fala que a partir do encontro com o Mestre, os amados procuram corresponder e querem, por amor, fazer por merecer.

Disse o filósofo Jean Guitton:

Se tivesse que escolher entre a fé e o amor, creio que daria preferência à fé. Partindo da fé, estou persuadido de que encontraria o amor, sem as falsas ilusões nem os equívocos que costumam acompanhá-lo. […] Entre a fé e o amor há uma corrente de força e de luz, que faz com que o verdadeiro amor leve à fé, e a verdadeira fé leve ao amor. (Revista Palabra, Madrid, maio de 1971, pág. 9)

Só se pode amar o que se conhece. Aplicando esse raciocínio a Deus, só se pode amá-Lo na medida em que O conhecemos, e só podemos conhecê-lo através do Filho, que O revelou, através de seus ensinamentos.

Somente através do conhecimento da doutrina, advindo da verdadeira fé, é que se chega ao amor.

O padre Francisco Faus comenta:

Por não perceber isso é que muitas pessoas de muito boa vontade e muito pouca doutrina tropeçam e se afundam. Querem uma religião “autêntica”, sem as “firulas” – assim falam às vezes – das doutrinas, dos dogmas, dos ensinamentos da Igreja; querem uma fé “sincera”, de coração, com “pouca teoria e muito amor”. Na realidade, padecem de um vácuo de fé, de uma ignorância leviana, que os leva a amar mal – e a causar até um grande mal aos outros – ou a não amar em absoluto. É desse modo que se forja a triste inautenticidade de tantos “autênticos”.

Dizem alguns que o padre precisa colocar mel nas palavras para conquistar as pessoas. Esquecem que a conversão não se dá por convencimento, apenas, ou ainda, por afinidade. A conversão passa por uma boa disposição do coração e pela ação da Graça, ou seja, é um fenômeno sobrenatural. Dessa forma, ninguém precisa traçar estratégias de marketing para pregar o Evangelho. Entregue em oração, pregue a Verdade. Os frutos virão.

E se não vierem aos milhares? Cito, mais uma vez, o padre Faus:

Mas, como Ele próprio dizia – e já Isaías profetizara antes –, há muitos que, diante dEle e das suas palavras, vendo não veem, e ouvindo não ouvem (cf. Lc 8, 10). Por quê? Porque o seu coração se endureceu: taparam os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos, para que os seus olhos não vejam, e os seus ouvidos não ouçam, nem o seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Mt 13, 15). E, se nos perguntarmos ainda por que fizeram isso, Jesus dir-nos-á mais: Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade [nós diríamos, o “homem autêntico e sincero”] vem para a luz (Jo 3, 20-21).

Dessa forma, ninguém precisa de ginásticas midiáticas para evangelizar, nem precisa se preocupar com “resultados”.

Quanto ao excessivo cuidado com a aparência, claro que não se está a defender que um sacerdote deva ser desleixado com a aparência, com a higiene, enfim. No entanto, a ascética manda que se faça uso regrado de coisas boas, sem abusos, com desapego. Um sacerdote que abusa dos recursos da cosmética e da moda não demonstra desapego dos bens temporais.

Não duvido das retas intenções de Fábio de Melo, e, afinal, só Deus conhece os corações. Creio, inclusive, que tenha boa vontade. Mas boa vontade não é tudo, e o padre precisa ouvir as críticas que lhe fazem e refletir, com boa disposição de vontade, bem como seus defensores.

Anúncios

13 Respostas to “Fábio de Melo, fala de mel”

  1. Marcelo José Spina Says:

    Bom dia. Não assisti a entrevista do Pe. Fàbio de Melo no Programa do Jô,pois não costumo assistir nada que se refira a Padres como ele ou Padre Marcelo,etc. E agora vejo que eu não estava enganado. Eu nunca simpatizei com Pdre Fábio de Melo. Não sei explicar porque,ou melhor,acho que sei,sim. Para começar,o fato dele não usar Batina ou outro distintivo eclesiástico. Isso já é mal sinal. Depois,percebi que ele é bem vaidoso e tem uma personalidade forte. Ora,isso pode até não parecer nada para alguns,mas um Padre deve demonstrar mais humildade. Enfim,ele nada mais é que mais um \fruto estragado\ emanado do Concílio Vaticano II,assim como alguns Bispos,que também vivem na mídia e que ocupam posições proeminentes na CNBB,esse organismo subversivo da Igreja no Brasil. Rezemos para que Deus ponha um fim nisso tudo. Boa noite a todos e fiquem com Deus. Marcelo José Spina

  2. Nilcéia Says:

    Concordo com essas preocupações. Eu admiro muito o Padre Fabio, e aprendi muito com suas palestras e músicas. Entendo o propósito dele e acredito na sua fé, mas concordo que ele poderia ter certos cuidados. A vaidade é evidente e precisaria ser moderada. Nós que já somos católicos conseguimos ver e aprender com ele. Mas os não católicos que o conhecem podem entender as coisas equivocadamente, incluisive promover fãs que não entendem o que é ser um sacerdote.
    Esses dias me assustei com um comentário dele no “Direção Espiritual” mas logo ele explicou melhor. Disse para vermos Deus na natureza, mas logo alertou pra vermos como obra Dele e não como um Deus em si… sustos a parte… me preocupo com as repercussões das atitudes do Padre Fabio, mesmo que com bos intenções. Que Deus abençoe a missão dele para que não desvie os propósitos.

  3. Patrick Robson Says:

    Legítimo representando do Modernismo, condenado por São Pio X na Pascendi.

    Olhar Católico:

    Com certeza Patrick, pena que os católicos “café com leite” não percebam isto!

  4. Marcos Says:

    É impossivel ficar indiferente a isso…

    Qual bispo permite ao Pe.Fábio, fazer o que ele quer ? A culpa não é dele, apesar de estudar muito e ser professor de teologia, a culpa recai sobre nós mesmos. Somos nós que compramos seus livros, somos nós que vemos o programa direção espiritual, somos nós que compramos os cd’s. Se nós católicos não fizessemos isso, ele seria o Pe. Fábio, daquela ou esta Igreja. Um homem santo, quem sabe !!!

    Tudo se fala de secularismo, é isso que muitos cantores católicos estão fazendo.

    QUE NOSSO BOM DEUS, QUE A VIRGEM SANTISSIMA NOS ABENÇOE, HOJE E SEMPRE. AMÉM !

    Olhar Católico

    A paz de Jesus e o amor de Maria!
    Nós não! rsrsrs
    Eu já ganhei de presente quando era da RCC… Mas nunca comprei nada dele rsrsrs
    Mas o que você diz é verdade: Será que o bispo dele não sabe disso?

  5. Daiane Says:

    fala serio, deixem o homem brilhar!
    não é pq ele é padre que tem que andar mal arrumado, não é pq ele é padre que nao pode ter um portugues afiadissimo, e nao parecar “humilde” como vcs estão dizendo…
    olha que nem sou catolica, mas gosto dele, e nao gostei desses comentarios…
    VIVA AO PADRE FABIO DE MELO

    Olhar Católico
    Nota-se que o fato de você não ser católica influe muito no seu gosto por ele. Com você ele alcançou o seu objetivo: “agradar a tudos e a todos”.
    Os católicos, digo os que conhecem pelo menos um pouco da Doutrina Católica, não estão nem aí pras roupas dele agora, antes fosse só isso, mas sim para o que ele tem falado que contraria a Sã Doutrina.

  6. Clara Mauricia Says:

    vamos acima de tudo evangelizar,nos preocupando sim com o amor!tenho sim vergonha de falsos cristãos !Padre Fabio de melo é realmente CRISTÃO e sabe falar de Deus.

    Olhar Católico
    Não, Fábio de Melo não fala de Deus. Pelo menos não no programa do Jô. Lá ele falou da Igreja, e falou mau, muito mau! Você não assistiu a entrevista?

  7. Vladimir Bonoto Nascimento Says:

    criticam o pe fabio mas não fazem nada para evangelizar.levanta de teu comodismo e vai pregar o evangelho e preferivel errar dentro da igreja do que estar fora dela ou ficar de braços cruzados.

    Olhar Católico
    Ora meu caro, você é seguidor mesmo do Fábio de Melo? Pois você afirma que “e preferivel errar dentro da igreja do que estar fora dela ou ficar de braços cruzados”, mas o próprio Fábio de Melo afirma que “Eu não vou ficar dizendo: “a sua religião está errada, a minha está certa…” Não!”(http://www.youtube.com/watch?v=wqxEJ0SN-uw&feature=player_embedded). Pra ele tanto faz estar fora ou não da Igreja!
    Você me conhece? Sabe se evangelizo ou não? Sabe se expor erros doutrinários divulgados por padres pops é evangelizar? Adianta “evangelizar” o contrário do que a Igreja Ensina?
    Espero ansiosamente as suas respostas às minhas perguntas.
    Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde!

  8. Vladimir Bonoto Nascimento Says:

    NÃO TE CONHEÇO,MAS NÃO DISSE PARA VOCÊ FOI PARA QUEM SERVICE A TOCA.O PRÓPRIO PAPA JOÃO PAULO II DISSE QUE É MELHOR QUE SE TENHA UMA RELIGIÃO DO QUE NENHUMA.CERTAMENTE FALANDO DE RELIGIÕES CRISTÃS QUE FAZEM ECUMENISMO CONOSCO.MAS VOCÊ NÃO VAI NEGAR QUE OS PADRES POPS SÃO DE GRANDE VALOR PARA A EVANGELIZAÇÃO.EU SOU VENDEDOR PORTA A PORTA DOS PRODUTOS CANÇÃO NOVA E ME ORGULHO EM VENDER OS PRODUTOS DELE.TAMBÉM SOU CATEQUISTA.
    PAZ DE JESUS E BENÇÃOS DE MARIA A VOCÊ IRMÃO.
    VLADIMIR BONOTO NASCIMENTO-VILA NOVA DO SUL -RS

    Olhar Católico
    Ah, tá explicado então…
    Mas isso não justifica ensinar contrário a Doutrina Católica, justifica?

  9. Ana Paula Says:

    Não entendo como vcs ” catolicos ” se preocupam tanto com o Pe Fabio ,vcs não imagimam quantos fiéis catolicos estão voltando para ” casa ” por causa de suas pregações.
    Acho bom se preocuparem com coisas mais importantes, Pe Fabio não esta prejudicando ninguem, e nem fazendo nada de errado que desabone a ele e a igreja.
    Enquanto todos sabemos das podridão que existe dentro da igreja camuflados ” Pedofilia ” e ai o que dizem , isso sim e problema.
    Acordem

    Olhar Católico
    De que adianta milhões de católicos de “IBGE” que não seguem os ensinamentos da Santa Madre Igrea, a Esposa de Cristo?
    Quem disse que o erro da pedofilia justifica o erro da heresia? Ambos são condenáveis e devem ser esclarecidos. Agora só por que alguns padres cometeram pedofilia (o que é um erro), Fábio de Melo pode sair por aí ensinando o erro que quizer só para agradar os católicos de IBGE!? É como de diz o ditado: que adianta quantidade sem qualidade?

  10. Marcos Montezi Says:

    Irmãos,

    Vejo que muitos de vocês defendem o Pe.Fábio, é de grande importância defender um sacerdote, afinal defendemos nossa igreja contra os hereges. Mas vale lembrar que tudo que é exposto na mídia prejudica em muito a Santa Igreja. Padre Fábio é um sacerdote muito inteligente, sua fala mansa, sua postura e beleza encantam a muitos que querem fazer marketing. Quem é de caminhada sabe que a polêmica em volta do Fábio de Mello é muito antiga, desde seus primeiros cds que ele insistia em ser um padre pop, o padre bonitão, o encantador de mulheres, com todos estes adjetivos acabou por levar um “pito” do seu bispo naquela ocasião, veja que ele mudou de lado na comunidade que o formou, isso me parece meio politico.
    Vi que vários irmãos falam bem dele, isso é natural, temos que falar bem do que é nosso, mas não podemos apoior os erros doutrinários dele, somos católicos, temos muito que aprender, como o irmaozinho disse (- se soubessemos um pouco da santa doutrina…). Volto a dizer, não precisamos de padres pop star, não precisamos de católicos que sairam da igreja voltando para ela, como disse o reitor da PUC certa vez, ao ser perguntado pelo reporter que a Igreja católica estava perdendo fiés (- A igreja não precisa de quantidade, precisa de pessoas que amem a Jesus), quem abandona a igreja não conheceu Jesus, quem ama a Jesus não deixa a Santa Igreja. Viva Jesus Eucaristico, viva a Santa Igreja Católica…

    A todos desejo que sempre permaneçam unidos, assim como a vontade de Jesus Cristo, somos o corpo do Senhor.

  11. Nilceia Says:

    Preciso relatar coisas que ouvi de colegas do trabalho sobre Fabio de Melo. Fui num setor onde não sabem que sou católica praticante e ali as mulheres, não católicas, estavam falando dele. Eram coisas do tipo: “Nossa aquele Fabio de Melo é lindo demais!”, meu onde aquele homem mora?”, “Que desperdício aquele homem ser padre!” Já pensou assistir uma missa com ele?” “Ah, ele precisa me conhecer e vai mudar de idéia…” enfim, esse tipo de comnetário bem vulgar digamos.
    Eu fiquei ouvindo inicialmente sem me manifestar pra ver até onde ia, então falei: “olha gente, os católicos estão chateados com a apostura dele. Um padre não deve agir como ele vem aginda, olha só, ele desperta a sensualidade em vcs! Isso não é uma atitude nem de um católico leigo!. Que sirá de um padre! Ele não está ajudando às mulheres a serem castas, e expliquei rapidamente o que é castidade. Elas até reconheceram que estavam se excendendo em comentários desse tipo sobre um padre. Bem, vejam o tipo de influência que ele tem despertado. Estou bastante preocupada com as atitudes dele, pois, como ele mesmo já disse, que expõe abre sua vida para que um dia não nos decepcionemos com ele. Bem, ele esquece que quando se tornou sacerdote, ele está representando uma instituição de 2 mil anos que guarda a palavra de Jesus. Ora, quando ele decepcionar, ou melhor, quando ele começar a colher os frutos do que ele está plantando, vai oferecer à midia secular um prato cheio pra falar mal da Igreja Católica, como sabemos que sempre acontece. Onde estão as autoridades eclesiais para conversarem com ele? Porque pra Fabio de Melo, nossas manisfestações não importam. como ele mesmo disse no programa Dir. Espiritual dias atrás.

  12. ROSY Says:

    DEIXEM O PADRE EM PAZ,DOUTORES DA LEI MALDITOS.ESSE DISCURSO RELIGIOSO E PARA ENGANAR OS TROUXAS,NO FUNDO ISSO É APENAS PRECONCEITO.

  13. Cláudia.. Says:

    vou comentar a matéria q ñ é desse site..mas daquele veritrats sei lá das quantas..mas sei q essa história de moderar sempre tira os comentários realmente inteligentes do site!!! [Olhar Católico]: Se o seu for inteligente então está aqui publicado. ..enfim..vamos lá…pra começar…suas respostas são irônicas e desrespeitosas!!..onde vc foi evangelizado msm?…me desculpe!!..mas ironia igual á essa eu só vejo dos protestantes…áqueles que vcs condenam tanto!!..lembra?..quando leio esses comentários..de católicos de IBGE e coisas afins…me faz até entender o pq que a igreja católica perder tantos fiéis [Olhar Católico]: Realmente, é por ter católicos que não defendem a Fé…e olha q sou católica praticante..inclusive acabei de chegar da igreja onde estava em adoração..e grife-se que jesus ñ tem culpa nenhuma…[Olhar Católico]: Realmente Jesus não teve, não tem e nunca terá culpa de coisa ruim alguma que seja ou que o Fábio de Melo venha falar. .a culpa é de pessoas radicais como vcs desse site q tratam com tamanha falta de respeito os seres humanos!!..e onde está escrito na bíblia que pra seguir á cristo precisamos ser vaidosos á ponto de dizer que nossa religião é que salva?!! [Olhar Católico]: Reposta: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt16, 18), a Igreja de Cristo, a Católica Apostólica Romana logicamente, é a única fonte de salvação, pois o Cristo é “videira verdadeira” (Jo15, 1) e a Igreja é o Corpo Místico de Cristo: “Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja” (Cl1, 18) e quem está fora, desligado, deste Corpo logicamente não tem parte com a Cabeça, e portanto “O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira”(Jo15, 4) e quem não estiver na Videira: “Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará” (Jo15, 1), pronto respondido.…que absurdo discussões á respeito de alguém que prega com simplicidade…e que assim consegue alcançar o coração daqueles que realmente merecem…[Olhar Católico]: Realmente, alguém que prega o que se quer ouvir, mas não a Verdade, um seguidor de um tal herege Teilhard de Chardin (condenado pelo Vaticano) e não da Doutrina Católica. um conselho amigos?…não se sintam…pq quem realmente DEUS elegeu foram os pequenos…!!..vejo e encaro como soberba inacreditável essas matérias q sites e blogs como esses q veiculam coisas ruins…á respeitos dos próprios irmãos!!…como então trazer de volta as pessoas que se desgarraram da igreja?…ou na opinião de vcs elas são descartáveis?!!…o curioso é q isso eu ñ me lembro de ter lido e nenhum desses tristes sites!!..onde foi q JESUS disse isso?.. [Olhar Católico]: Realmente, não conheço nem uma ordem de Jesus a dizer: “ide e não ensinai nada”, ou “ide e tanto faz quem você segue, se segue a mim, ou Buda, ou Maomé, etc” ou ainda “ide e se enfeitai para conquistar as menininhas pra ver se elas aceitam o Evangelho”, nada disso. Na Bíblia ainda encontramos: “A veste do corpo, o riso dos dentes, e o andar do homem dão a conhecer o que ele é” (Eclesiástico, XIX 28).

    Resposta da Cláudia:
    Em negrito resposta do Olhar Católico:

    o importante é frisar aqui senhor moisés…que eu como católica,praticante,inclusive, seguidora daquilo que cristo realmente pregou..o amor…a compaixão…quero lhe informar que não o autorizo a falar em meu nome!!![desde quando estou a falar em seu nome? A partir de qual momento?]…pois sou católica e não comungo com as suas ideias!![você não comunga mas não diz em que nem em que se baseia]portanto se o senhor é vaidoso a ponto de se achar melhor do que os outros,tentando até se igualar a cristo,com uma soberba que me assusta!!..[não sou eu que sou vaidoso, é o Pe. Fábio de Melo que é. Veja o que ele diz sobre vaidade: “Meu ofício é controverso. Eu não sepultei algumas de minhas vaidades para ser o que sou. Eu ainda continuo acreditando que a pior de todas as vaidades é a vaidade de não ter vaidades” (Padre Fábio de Melo – Meu Ofício. Encontrado no site: http://www.fabiodemelo.com.br (31/07/09))] venho lhe dizer que jesus era um dos homens que mais tocava ao coração..com sua simplicidade!!..me lembro ainda da homilía desta semana..que falava de maria madalena,áquela. a prostituta…lembra?…que jesus salvou e a acolheu com tanto amor,defendendo-a daqueles que se achavam acima do bem e do mal!!..e penso que quem sou eu pra julgar as pessoas?..[então por que você me julga? Você me diz que eu sou “vaidoso a ponto de se achar melhor do que os outros,tentando até se igualar a cristo,com uma soberba que me assusta”. Então? Você pode ou não pode julgar? Decida-se. Eu no entanto lhe digo que estou apenas a fazer o que São Paulo orienta: “Examinai tudo: abraçai o que é bom” (1Ts5, 21) e com certeza não abraço as heresias ensinadas por este Padre] se ele o cristo..tem amor por todos nós!!..mesmo sendo nós miseráveis pecadores!!!eu senhor moisés ainda me sinto pequena,perto da grandeza desse homem [quem, Jesus ou Padre?] ….ainda sou humana demais pra entender as razões que ele tem pra trocar tantas pessoas “boas”,por pobres miseráveis!!e ainda continuo aqui seguindo a cristo e elegendo como prioridade o amor,a compaixão,o perdão, a misericórdia…[exceto para mim, pois suas palavras não são nem um pouco compassivas ou amorosas.] pq sem o amor nada é possível….sem ele nem fé posso ter!!…e é importante dizer que o primordial de ser cristão ñ é andar com a bíblia decorada e embaixo do braço!.. o primordial é viver oq cristo pregou…ser cristão principalmente nas atitudes meu caro!! [concordo! Façamos isto então seguindo a Igreja]
    QUE DEUS LHE ABENÇOE E LHE PERDOE TMB..PQ SE CRISTO SEMPRE ESTÁ MAIS PERTO DAQUELES QUE NA NOSSA OPINIÃO Ñ MERECEM..DEVE ESTAR MAIS PERTO DE VC!!..[quanta humildade!]E QUANTO AO QUE ELE DECIDE..CABE A MIM ACEITAR…[é verdade, isto chama-se livre arbítrio. Mas toda escolha tem sua conseqüência. Escolha o correto, abrace a Doutrina da Igreja Católica, a Igreja de Cristo]


Comentários encerrados.

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: