Bela resposta


A seguir publico uma bela resposta do professor Orlando Fedeli a um leitor do seu site. Trata-se da possível união entre protestantes e católicos.

Na minha opinião o professor foi bem “ecumênico”, verdadeiramente ecumênico, pois isso sim é que é ecumenismo de verdade. Segue a pergunta e resposta:

Não é possível uma união entre católicos e protestantes
PERGUNTA
Nome: Paulo Fachim
Enviada em: 01/01/2010
Local: Curitiba – PR, Brasil
Religião: Protestante
Escolaridade: Superior concluído
Profissão: Advogado


Caríssimos Irmãos:

Gostaria de parabenizá-los pelo excelente sítio na “web” que difunde a fé Cristã Católica. Sou cristão batista e já fui cristão católico praticante. A minha mãe (que mora comigo) é católica praticante e não existe qualquer conflito entre nós.

A minha fé em Nosso Senhor Jesus Cristo foi gestada e amadurecida num lar católico e guardo ótimas recordações da minha prática católica. Eu respeito profundamente os ensinamentos do Catecismo que recebi e jamais procurarei ofender a Igreja Católica, em especial buscando garimpar supostos elementos bíblicos para tentar colocar em cheque a fé católica. Reputo lamentável tal discussão que persiste.

O meu saudoso avô materno, um grande católico praticante e com pouquíssima instrução (aquele que me ensinou a ler a Bíblia a partir dos sete anos de idade, o que desmistifica o pseudo argumento de vários cristãos protestantes no sentido de que o cristão católico não é incitado a ler a Bíblia), em meados da década de 1970 vaticinou: “vocês verão a Santa Madre Igreja Católica diminuir bastante mas ela não acabará, muito pelo contrário.”

Sou uma das testemunhas da correção do seu pensamento. Essa “selva” protestante que assistimos atualmente está fortalecendo a Igreja Católica.

Poderiam me permitir uma humilde pergunta bastante ampla? É possível a cristandade, com seus diversos ramos, atingir uma espécie de unidade na fé? Em caso afirmativo, como poderíamos (especialmente no campo doutrinário) trabalhar para conseguirmos estarmos unidos em Cristo Jesus?

Eu tenho um sonho e luto por ele: que todos os cristãos (católicos, ortodoxos e protestantes) estejam juntos na mesma fé, respeitando as peculiaridades de cada segmento, porque, acima de qualquer argumento, à destra de Deus está Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um ósculo santo a todos vocês.

Paulo Fachim

RESPOSTA
Muito prezado Dr. Paulo, salve Maria.
Muito lhe agradeço suas palavras de elogio ao site Montfort, palavras que têm, provindas de um protestante, tanto mais valor para nós. Percebe-se em sua carta os restos de formação católica que o senhor recebeu em sua infância, e que persistem em sua alma.
Desejar que os hereges se unam à Igreja Católica na única fe é muito bom.
Mas essa união só é possível na única verdade de Cristo. Na única fé que é a da Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.
Não é possível a união dos católicos aos protestantes, que afirmam o livre exame da Bíblia, pois há uma só verdade objetiva. Não é possível unir os católicos com quem nega o que está no Evangelho: que Cristo fundou a Igreja sobre Pedro, e só a ele deu as chaves do Reino dos Céus. Como não é possível união com quem rejeita Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, Virgem e Mãe, ou com quem afirme que a salvação não exige praticar a lei de Deus, ou que negue a presença real de Jesus na Hóstia consagrada.
Citei apenas alguns pontos que são obrigatórios de serem aceitos para alguém se unir à única Igreja de Cristo.
A caridade ordena-me a me colocar à sua disposição para conversarmos sobre tudo isso. Com muito prazer iria eu a Curitiba só para conversar com o senhor. Marque uma data e irei. E fico rezando pelo senhor, para que nos unamos realmente na única Igreja de Jesus Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana.
E aguardo sua resposta a esta minha carta, rezando e esperando…
Esperando no Coração de Jesus, in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

Anúncios

2 Respostas to “Bela resposta”

  1. Edson Xavier Says:

    Paz de Jesus, gostaria responder as ofensas que fizeram contra minha religião. Primeiro que a bíblia em nenhum momento fala de purgatório, a bíblia também não relata que Maria fez algum milagre, logo ela não tem mérito nenhum em ser adorada. A minha bíblia fala que o único merecedor de adoração é DEUS, minha bíblia também fala da salvação somente pela fé e não por obras, minha bíblia também fala que a pedra principal e angular é CRISTO e não Pedro. Minha bíblia também ensina que devemos confessar nossos pecados a Deus e não a um padre que é tão pecador quanto nós. Enfim… são tantas heresias que não considero mais a Igreja Romana como cristã e sim como seita.

  2. Moisés Says:

    §|Olhar Católico|§

    Prezado Edson, você não leu o artigo?
    Não leu a resposta do professor Orlando?
    Primeiro de tudo, a heresia inicial é sua em acreditar que TUDO está na “sua” bíblia.
    Isso se chama Sola Scriptura, doutrina herética de Lutero. Aliás, nem tudo está em sua “bíblia” pois ela foi criminosamente decepada por Lutero, retirando os livros que lhe covinham para propagar suas mentiras.
    Em sua “bíblia” também deve ter Jo20, 23 onde Nosso Senhor Jesus Cristo dá poder à sua Igreja, pelos seus Apóstolos, de perdoar e reter os pecados. Mas talvez Lutero tenha arrancado esta parte também.
    Sobre outros temas como Purgatório, Nossa Senhora, Primado de Pedro, etc. se você der uma boa pesquisada tanto aqui no §|Olhar Católico|§ quanto na Montfort vai encontrar boas verdades contras suas mentiras protestantes, ok?
    Passar bem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: