Autoridade do Papa não é diminuída pela campanha difamatória, diz Pe. Lombardi


VATICANO, 29 Mar. 10 (ACI) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi, ressaltou em uma nota editorial titulada “Em vésperas da Semana Santa” o firme compromisso de toda a Igreja e, de maneira especialíssima, do Papa Bento XVI quem com mão firme responde adequadamente aos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero. Explicou que a autoridade do Santo Padre não se vê diminuída pela campanha difamatória da mídia contra ele.

Este assunto, diz o Pe. Lombardi, esteve muito presente nos meios de comunicação, “em particular na Europa e na América do Norte também nos últimos dias depois da publicação da carta do Papa aos católicos irlandeses”. “Não é uma surpresa. O argumento é de tal natureza que atrai a atenção dos meios de comunicação, e o modo no qual a Igreja o confronta é crucial para sua credibilidade moral”, acrescenta.

“Em realidade, os casos que saíram à luz tiveram lugar, pelo general, há bastante tempo atrás, inclusive há dezenas de anos, mas reconhecê-los e reparar o dano feito às vítimas é o preço do restabelecimento da justiça e daquela ‘purificação da memória’ que permite olhar com renovado compromisso e com humildade e confiança no futuro”, indica o sacerdote jesuíta.

“A esta confiança contribuem os numerosos sinais positivos que chegaram que diferentes conferências episcopais, bispos e instituições católicas de vários países de distintos continentes: as diretivas para a gestão correta e a prevenção dos abusos, reiteradas, atualizadas e renovadas na Alemanha, Áustria, Austrália, Canadá, etc.”.

Em particular, uma boa notícia, diz o Pe. Lombardi, “é o sétimo relatório anual sobre a aplicação da ‘Carta para o amparo dos meninos e jovens’ da Igreja nos Estados Unidos. Sem cair na complacência, fora de lugar, não se pode deixar de reconhecer o esforço extraordinário de prevenção efetuado através de numerosos cursos de formação e training tanto para os jovens como para todo o pessoal encarregado da pastoral e a educação. Também dever-se-á ter em conta que o número das denúncias de abusos diminuiu 30 por cento no último ano e que a maior parte se remonta a fatos ocorridos há mais de 30 anos atrás”.

“Sem entrar em detalhes, deve-se reconhecer que as medidas tomadas e as que se estão realizando se revelaram eficazes. A Igreja nos Estados Unidos empreendeu um bom caminho para renovar-se”, afirma.

“Pensamos que esta é uma notícia importante no contexto dos recentes ataques dos meios de comunicação que, evidentemente, causaram danos. Mas um observador imparcial adverte que a autoridade do Papa e o trabalho intenso e coerente da Congregação para a Doutrina da Fé não resultam diminuídas, mas pelo contrário, confirmadas na hora de sustentar e orientar os episcopados para combater e extirpar a praga dos abusos em qualquer lugar onde aconteçam. A recente carta do Papa à Igreja da Irlanda representa um intenso testemunho que contribui a preparar o futuro através de um caminho de ‘cura, renovação e reparação'”.

Com humildade e confiança, conclui, “com espírito de penitência e esperança, a Igreja entra agora na Semana Santa e pede ao Senhor, que sofre e ressuscita por todos, misericórdia e graça”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: