INCONCILIABILIDADE ENTRE FÉ CRISTÃ E MAÇONARIA


do Vida sim, aborto não! de Wagner Moura

INCONCILIABILIDADE ENTRE FÉ CRISTÃ E MAÇONARIA

26 de Novembro de 1983 (Fonte aqui)

Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas.

Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.

Comentário de L’Osservatore Romano 10 de Março de 1985 (Fonte: aqui)

E X C E R T O S ( e e d i ç ã o e m f o rm a d e e n t r e v i s t a )

A posição da Igreja tem a ver com o modo de actuar da Maçonaria?

Desde que a Igreja começou a pronunciar-se a respeito da maçonaria o seu juízo negativo foi inspirado por múltiplas razões, práticas e doutrinais.
Ela não julgou a maçonaria responsável apenas de actividades subversivas a seu respeito, mas desde os primeiros documentos pontifícios sobre o assunto e em particular na Encíclica Humanum Genus de Leão XIII (20 de Abril de 1884), o Magistério da Igreja denunciou na Maçonaria ideias filosóficas e concepções
morais opostas à doutrina católica.

Pode haver fiéis que se sintam bem na Maçonaria.

Ao menos para eles não será legítimo estar na Maçonaria?

Prescindindo portanto da consideração da atitude prática das diversas lojas, de hostilidade ou não para com a Igreja, a S.C.D.F., com a sua declaração de 26.11.83,
pretendeu colocar-se no nível mais profundo e por outro lado essencial do problema: isto é, sobre o plano da inconciliabilidade dos princípios, o que significa no plano da fé e das suas exigências morais.

A partir deste ponto de vista doutrinal, em continuidade, de resto, com a posição tradicional da Igreja, como testemunham os documentos acima citados de Leão XIII, derivam depois as necessárias consequências práticas, que são válidas para todos aqueles fiéis que estivessem eventualmente inscritos na maçonaria.

Mas então, quais são os principais problemas que tornam
a Maçonaria inconciliável com o Cristianismo?

Embora se afirme que o relativismo não é assumido como dogma, todavia propõe-se de facto uma concepção simbólica relativística, e portanto o valor “relativizante” de uma tal comunidade moral-ritual longe de poder ser eliminado, resulta pelo contrário determinante.

Neste contexto, as diversas comunidades religiosas, a que pertence cada um dos membros das Lojas, não podem ser consideradas senão como simples institucionalizações de uma verdade mais ampla e incompreensível. O valor destas instituições parece, portanto, inevitavelmente relativo, em relação a esta verdade mais ampla, a qual se manifesta antes na comunidade da boa vontade, isto é na fraternidade maçónica. Para um cristão católico, todavia, não é possível viver a sua relação com Deus numa dúplice modalidade, isto é, dividindo-a numa forma humanitária – super-confessional e numa forma interior – cristã. Não pode cultivar relações de duas espécies com Deus, nem exprimir a sua relação com o Criador através de formas simbólicas de duas espécies. Isto seria algo de completamente diverso daquela colaboração, que para ele é óbvia, com todos aqueles que estão empenhados na prática do bem, embora a partir de princípios diversos.

Por outro lado, um cristão católico não pode participar ao mesmo tempo na plena comunhão da fraternidade cristã e, por outro lado, olhar para o seu irmão cristão, a partir da perspectiva maçónica, como para um “profano”.

Fonte: É o Carteiro!

Anúncios
Publicado em Maçonaria. 3 Comments »

3 Respostas to “INCONCILIABILIDADE ENTRE FÉ CRISTÃ E MAÇONARIA”

  1. Cida Says:

    Bom dia, sou católica, casada com um católico e maçom.Não sei como ainda hoje, a igreja, pode transmitir tanta coisa errada, porém conveniente para ela,sobre esse tipo de assunto. A Santa Igreja (Inquisição, Guerra Santa, Ostentação…e outros)Deus é maior dq isso.Ficava chateada, com a igreja, mas infelizmente o homem (clero) também tem o livre arbítrio, levando muitos outros homens, a acreditar em suas crenças deturpadas. Senhores, seres elevados, jamais julgariam ninguém, pois, ninguém é Deus e jamais ostentariam tanta riqueza. Aprendi, que onde vc se curva, para falar com Ele, lá é sua igreja, e Ele é o único que pode te absolver. A igreja católica, tem que se preocupar mais, em trazer seu rebanho de volta, pois, perdeu muito, e não, ficar induzindo pessoas, a não irem em qualquer outro lugar e sim voltar para ela. Sou devota de Nossa Senhora Aparecida. Acredito que, quem planta limão, jamais colherá, laranja lima. Tentem saber, realmente oque é a maçonaria, depois….é depois, não é ela, que faz com que o povo tenha fé em vocês, mas sim os seus atos paroquiais.

    • Moisés Gomes Says:

      Prezada Cida, a paz de Jesus e o amor de Maria.
      O seu comentário é um resumo de tudo quanto há de errado e que, infelizmente, a maioria dos “católicos” não tão bem formados pensam, em parte por própria culpa e em parte por omissão do clero. Tentarei ser claro e breve.

      A Igreja Católica, sendo auxiliada pelo Espírito Santo(1) , sendo Corpo Místico de Cristo(2) , não pode errar, do contrário teríamos um deus falho e incompetente, incapaz de manter santo seu corpo místico e de cumprir a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo de que jamais as portas do inferno prevaleceriam(3) . Portanto a Igreja não erra quando fala de fé e moral, pois tem o auxílio do Espírito Santo Paráclito e a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
      É evidente que Deus é imensamente Maior que a Igreja, no entanto Ele mesmo, na Pessoa do Verbo Encarnado, garantiu que o que a Igreja determinasse aqui na Terra já havia sido determinado no Céu(4) .
      A Revelação Divina, que se encerrou com a morte do ultimo Apóstolo, tem sido mantida intocada ao longo dos séculos pela Santa Igreja através da Sagrada Tradição que anatemiza tudo que seja contrário ao Depositum Fidei. Dentre estas doutrinas está a gnose da Maçonaria.
      O clero é a parte docente da Igreja que recebeu de Nosso Senhor a missão de evangelizar(5) a todos os leigos e é chamado a julgar, assim como nós também, o certo e o errado com relação as doutrinas e, logicamente, ficar com o que é bom(6) . Se você se julga estar certa e eu errado, então quer queira ou não você fez um julgamento. Você me julgou. Você julgou.
      Nosso Senhor Jesus Cristo também deu o poder de absorver pecados(7) aos primeiros Bispos instituídos por Ele(8) , que repassaram através da sucessão apóstolica até os dias de hoje, logo não basta se inclinar para estar perdoado.
      Sendo devota de Nossa Senhora você deveria saber que Ela mandou que obedecesse ao Seu Filho(9) que mandou que escutasse a Igreja(10) que ensina claramente que a filosofia da Maçonaria é inconciliável com a Doutrina Católica, fato que é demonstrado claramente no post onde você comenta e em outros posts deste blog.
      Com base nisso posso afirmar então que sua situação atual na Igreja, de acordo com o seu comentário, é, pra se dizer o mínimo, bastante incoerente. Procure conhecer a senhora um pouco mais do que fala e também conhecer melhor a Fé Católica para que assim possa de fato escolher entre ela ou qualquer igrejola que ensina qualquer coisa para lhe afagar o ego.
      Desejo-lhe a paz de Jesus e o amor de Maria!
      ______________
      (1) “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco”. (Jo 14,16)
      (2) “pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador”. (Ef 5,23)
      (3) “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16,18)
      (4) “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,19)
      (5) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)
      (6) “Examinai tudo: abraçai o que é bom”. (1Ts 5,21)
      (7) “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo 20,23)
      (8) “Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;” (Mt 10,5)
      (9) “Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser”. (Jo 2,5)
      (10)”Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. (Lc 10,16)

  2. Flávio Says:

    ELOS ENTRE PROTESTANTISMO, MAÇONARIA-OCULTISMO E SOCIALISMO-COMUNISMO E ANEXOS
    O protestantismo – todas as denominações cristãs fora da Igreja Católica – em seus primórdios, teve no seu idealizador o dissenso Lutero vários princípios gnósticos, incluindo-se tendências igualitaristas e deístas subjetivistas, dentre outras, como: aversão a poderes superiores, no caso, ao poder hierárquico ortodoxo-doutrinário exercido pela Igreja àquela época.
    Convém notar que as religiões holísticas orientais, como a Yoga, seicho-no-ie, etc., têem conteúdo aproximado, ao se enquadrarem em suas práticas semelhantes às de auto realização pessoal intermediadas por exercícios transcendentais.
    Lutero evidenciou-se em suas ações por suprimir a hierarquia eclesial e sua rígida doutrina tradicional patrística por um sistema mais flexível e pessoal, em que pessoas e comunidades possuíssem autodeterminação bíblico-exegética e se instituirem como próprios pastores, os quais ensinam a seu modo pessoal ou conveniência; o resultado doravante foi o espoucar de centenas de seitas em que cada uma doutrina a seu modo ou conveniência, um Evangelho conversível a situações e interesses e muitos contrastes e até paradoxos entre os mesmos que afirmam e se consideram inspirados pelo Espírito Santo(?)…
    Sabe-se que desse conjunto ideário independenticionista existia a antiga esoterista maçonaria de antes do cristianismo, de Babilônia, do antigo Egito, etc., que em sua legislação atual foi formalizada por J Anderson, pastor presbiteriano, que por sinal nos EUA e Europa os vínculos são mais próximos com o protestantismo, e que influenciaram a Revolução Francesa em seus princípios – igualdade, liberdade e fraternidade – idem o kardecismo e o comunismo, o qual é por sinal apenas a transposição de idéias de Lutero-maçonaria para a práxis socialista-comunista, igualitarista e o modernismo atual, em que a doutrinação do sistema vigente é igual, de um homem acima de tudo e todos, pelo menos na sua proposta; de fato, uma tremenda farsa.
    Há vídeos na Net e em literatura específica em que pastores se acusam reciprocamente de pertença à Maçonaria ou admitem-no, e em que são descritos os vínculos de ambas agremiações; praticamente é inexistente oposição maçônica explícita às diversas denominações evangélico-protestantes como à Igreja Católica.
    Não há qualquer sombra de dúvidas de que o orgulho e soberba e estão sutilmente camuflados sob essas comportamentos e que o progresso, a ciência e o modernismo tecnológico, cada vez mais resolvendo os problemas humanos estão a serviço de um reino Luciferino que poderá eclodir, de um homem realizador e autodeificista, mas tão cego que não percebe sua submissão a nova tutela, e logo de quem…
    Inexistem diferenças entre os acima e o pecado inicial do homem no Éden, ou se preferir, é aliar-se a Satanás em seu orgulho de querer ser igual a Deus, aceito por nossos antecessores e que muitos atualmente o admitem e praticam incautamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: