Posso votar no PT? (uma questão moral)


– Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

1. Existe algum partido da Igreja Católica?

A Igreja, justamente por ser católica, isto é, universal, não pode estar confinada a um partido político. Ela “não se confunde de modo algum com a comunidade política”[2] e admite que os cidadãos tenham “opiniões legítimas, mas discordantes entre si, sobre a organização da realidade temporal”[3].

2. Então os fiéis católicos podem-se filiar a qualquer partido?

Não. Há partidos que abusam da pluralidade de opinião para defender atentados contra a lei moral, como o aborto e o casamento de pessoas do mesmo sexo. “Faz parte da missão da Igreja emitir juízo moral também sobre as realidades que dizem respeito à ordem política, quando o exijam os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas”[4].

3. O Partido dos Trabalhadores (PT) defende algum atentado contra a lei moral?

Sim. No 3º Congresso do PT, ocorrido entre agosto e setembro de 2007, foi aprovada a resolução “Por um Brasil de mulheres e homens livres e iguais”, que inclui a “defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público”[5].

4. Todo político filiado ao PT é obrigado a acatar essa resolução?

Sim. Para ser candidato pelo PT é obrigatória a assinatura do Compromisso Partidário do Candidato ou Candidata Petista, que “indicará que o candidato ou candidata está previamente de acordo com as normas e resoluções do Partido, em relação tanto à campanha como ao exercício do mandato” (Estatuto do PT, art. 140, §1º[6]).

5. Que ocorre se o político contrariar uma resolução do Partido como essa, que apoia o aborto?

Em tal caso, ele “será passível de punição, que poderá ir da simples advertência até o desligamento do Partido com renúncia obrigatória ao mandato” (Estatuto do PT, art. 140, §2º). Em 17 de setembro de 2009, dois deputados foram punidos pelo Diretório Nacional. O motivo alegado é que eles “infringiram a ética-partidária ao ‘militarem’ contra resolução do 3º Congresso Nacional do PT a respeito da descriminalização do aborto”[7].

6. O PT agiu mal ao punir esses dois deputados?

Agiu mal, mas agiu coerentemente. Sendo um partido abortista, o PT é coerente ao não tolerar defensores da vida em seu meio. A mesma coerência devem ter os cristãos não votando no PT.

7. Mas eu conheço abortistas que pertencem a outros partidos, como o PSDB, o PMDB, o DEM…

Os políticos que pertencem a esses partidos podem ser abortistas por opção própria, mas não por obrigação partidária. Ao contrário, todo político filiado ao PT está comprometido com o aborto.

8. Talvez haja algum político que se tenha filiado ao PT sem prestar atenção ao compromisso pró-aborto que estava assinando…

Nesse caso, é dever do político pró-vida desfiliar-se do PT, após ter verificado o engano cometido.

9. Que falta comete um cristão que vota em um candidato de um partido abortista, como o PT?

Se o cristão vota no PT consciente de tudo quanto foi dito acima, comete pecado grave, porque coopera conscientemente com um pecado grave. O Catecismo da Igreja Católica ensina sobre a cooperação com o pecado de outra pessoa: “O pecado é um ato pessoal. Além disso, temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros, quandoneles cooperamos: participando neles direta e voluntariamente; mandando, aconselhando, louvando ou aprovando esses pecados; não os revelando ou não os impedindo, quando a isso somos obrigados; protegendo os que fazem o mal”[8]. Ora, quem vota no PT, de fato aprova, ou seja, contribui com seu voto para que possa ser praticado o que constitui um pecado grave.

Em síntese:

Um cristão não pode apoiar com seu voto um candidato comprometido com o aborto:

– ou pela pertença a um partido que obriga o candidato a esse compromisso (é o caso do PT)

– ou por opção pessoal.

www.providaanapolis.org.br

Divulgue este documento. Instrua os eleitores cristãos.

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Presidente do Pró-Vida de Anápolis
Telefax: 55+62+3321-0900
Caixa Postal 456
75024-970 Anápolis GO
http://www.providaanapolis.org.br"
Coração Imaculado de Maria, livrai-nos da maldição do aborto"

[1] Extraído da edição n. 133 do boletim “Aborto. Faça alguma coisa pela vida”, do Pró-Vida de Anápolis, publicada em 12 de junho de 2010. Foram atualizadas as citações, de acordo com o novo Estatuto do PT, assim como os endereços da Internet.

[2] Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, n. 76.
[3] Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, n. 75.
[4] Catecismo da Igreja Católica, n. 2246, citando “Gaudium et Spes, n. 76.
[5] Resoluções do 3º Congresso do PT, p. 80. in: http://www.pt.org.br/arquivos/Resolucoesdo3oCongressoPT.pdf
[6] Estatuto do Partido dos Trabalhadores, Redação final aprovada pelo Diretório Nacional em 09/02/2012, in:http://www.pt.org.br/arquivos/ESTATUTO_PT_2012_-_VERSAO_FINAL.pdf

[7] DN suspende direitos partidários de Luiz Bassuma e Henrique Afonso, 17 set. 2009, in: http://pt.jusbrasil.com.br/politica/3686701/dn-suspende-direitos-partidarios-de-luiz-bassuma-e-henrique-afonso

[8] Catecismo da Igreja Católica, n. 1868.

Anúncios

2 Respostas to “Posso votar no PT? (uma questão moral)”

  1. Isayas Says:

    V PASSARIA EM CARTORIO PROCURAÇÃO AO DIABO PARA AGIR EM SEU NOME?

    Que saudade de nosso grande bispo-herói D Luiz Bergonzini! Que pena que há tão poucos como ele, D Aldo, D Beni e alguns anexos, a não ser o eminente padre Paulo Ricardo e uns próximos a ele como os padres Lodi, Berardo e poucos mais!
    Por outro lado, lamentável tantos católicos comportando-se como alienados pensando apenas em “correr atrás”, preocupados só com finanças, diversão, tournées, futebol e os Neymars da vida; os interesses do Reino de Deus ficam para depois. Aí o sujeito arranja tantos afazeres – o diabo se encarrega de o distrair – e quando der por fé a morte está às portas, avisando: está na hora de partir, se houver tal chance, então a pessoa dará contas de uma vida vazia, foi apenas para cuidar “da barriga prá baixo”, deixando um bom patrimonio à família, pena que tudo só material; infelizmente, agora já é tarde e a parte espiritual, se não se extinguiu de todo, resta apenas vagas memórias; que apresentará a Deus de membro a que foi chamado a integrar-Lhe o Reino?
    Assim, por ex., se compartilho do PT comunista (ou de sua irmã, a esquerdista Teologia da Libertação) como membro ou eleitor, colaborando na perseguição à Igreja, na destruição da fé, da ético-moralidade e mais, equivale a “ir ao cartório e passar a procuração para o diabo agir em meu nome”; todos os comparsas do PT, assim como eleitors, compartilham das leis anti cristãs postas em vigor e projetos iníquos que tramitem nas suas pautas; note que a perseguição frontal à Igreja, como retirada de crucifixos de repartições públicas, incentivos às paradas gays, glbts, aborto, pedofilia etc., quem votou neles tem parte nisso.
    Ou então Satanás terá triunfado sobre mim e serei seu cativo pela eternidade afora…
    Não basta lamentar; que poderei fazer de concreto pelo Reino de Deus, no aqui, já, agora sem demora e esforçar-me por reverter essa situação?
    Enquanto resta algo da fé, ainda vivo e há tempo de recomeçar…

  2. Isayas Says:

    DOM ODILO AGE COMO UM LEÃO DA FÉ!
    O eminente sr. Cardeal Dom Odilo realiza um grande trabalho à frente da Arquidiocese de S Paulo, enfrentando a tudo e todos que ousem atentar gratuitamente contra a Igreja, acompanho-o pela mídia. Vejam os embates contra o candidato da Igreja Universal do sectário-abortista-trapaceiro Edir Macedo e seu filhote Russomanno, do PRB, e por sinal, calaram-se; idem, contra o abortista e comunista PT-Haddad, mostrando a traição à Igreja de quem eleger o PT, agente global do igualitarismo da miséria e opressão, doutrinador mundial do marxismo cultural, coadjuvado pela esquerdista Teologia da Libertação, todos subsidiários da Nova (Des) Ordem Mundial. Há 2 exemplos desses modelos: os “países-prisão” Cuba e Coreia do Norte e o seu “gado confinado”, gerenciado pelos carcereiros Fidel Castro e Kim Jong Um, fornecendo péssima ração o que leva todo esse “gado estabulado” a sofrer privação total material do conforto moderno. Aliás, o PT e o PRB têem muito de macabro em comum, o aborto e a qualidade de seus gerentes e colaboradores, dispensando-se nomeá-los, parecendo serem algo aliados por causa de encontros e muitos macabros pontos de vista próximos.
    Note-se que D Odilo que não deixou por menos ao repudiar o Russomanno e seu PRB de que a Igreja Católica seria responsável pela aprovação e ditribuição do kit gay! Que absurdo! O pai do kit gay é o comunista PT-Haddad possuidores de DNA caluniador e hipócrita, divisor de pessoas e aproveitador da situação para dominar; são oportunistas por natureza, pautam-se sob os “10 mandamentos de Lênin”, confira na net, e do satanista Marx que afirma: “nada há de absoluto, definitivo ou sagrado”; e olhe que refuta a outras insinuações injustas à Igreja, na hora, sem demora. É do estilo do conhecido Pe Paulo Ricardo!
    Portanto, afirmo que o católico que votar em qualquer candidato de um desses partidos abortistas é excluído automáticamente da Igreja por grave apostasia, assim como noutros candidatos quaisquer desses partidos, equivalendo a “IR AO CARTÓRIO E PASSAR A PROCURAÇÃO A SATANÁS PARA AGIR EM SEU NOME”.
    V confiaria em Edir Macedo – lembra-se dos vídeos em que doutrinava pastores de como arrecadar dinheiro e até o triângulo em cima, à frente de seus templos representar o da maçonaria, denunciado até por outros pastores de ser maçon? E Lula “pobrezinho” com mais de U$ 2,000,000,000 de fortuna, cuja meta é denunciar os ricos, as elites, tomar deles e levar para o PT!
    Se votar neles, saiba que v. acredita e pede proteção a Satanás!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: