Santa Semana


Minha mãe me deu um ensinamento que até hoje ficou marcado em minha mente. Ela sempre me dizia: “meu filho, estude. Pois somos pobres e a única herança que podemos lhe deixar é o saber”. Dizia-me isso desde as minhas primeiras letras e continuou dizendo quando vieram as notas altas e nem tão altas assim (nessas ela dizia com ênfase) das primeiras séries.

Ela ainda é viva, e muito viva graças a Deus (!), e ainda em vida já posso desfrutar da herança que minha mãe me deu. Graças a ela sou professor, assim como ela é há mais de trinta anos. Posso dizer que esta é uma herança bendita.

Assim como existem heranças benditas há também as malditas. Aquelas dívidas deixadas de pai para filho, que o digam aqueles que devem à União. Quanto maior a dívida maior a quantidade de gerações que pagam por esta herança maldita. Nós, todos nós, nascidos de mulher temos uma dívida infinita contraída com um Credor infinito. Não, não é por algo que cometemos no momento em que nascemos, mas pelo estado em que nascemos. Está claro que estou a falar do Pecado Original e que o Credor é Deus. Muitos confundem o estado de Pecado Original com o ato de pecar. Um é um estado, uma herança, o outro um ato deliberado da nossa vontade.

Homem nenhum nessa terra seria capaz de quitar tamanha dívida, visto que infinita. Só alguém infinito para reparar algo infinito. O Credor amando[1] o seu devedor, faz-se devedor mesmo sem nada dever[2]. Une de maneira que quase escapa à razão[3] misericórdia e justiça quitando assim a herança maldita e até mesmo com crédito![4]

Nesta semana voltamos os nossos corações para lembrar que esta dívida foi paga por misericórdia, mas também que foi executada com justiça, de maneira cruenta[5]. Por isto Santa. Por isto é momento de contrição, momento de tomarmos posse do recibo de quitação desta herança maldita[6], momento de arrependimento[7] e recomeço. Após tudo isso vem o recomeço, a passagem – páscoa – de uma vida sob o julgo do pecado à liberdade. Sem nunca esquecer que não há páscoa sem cruz[8].

Por todos e para sempre esta herança maldita foi quitada: por aqueles que não creem e por aqueles que creem. Basta pegar o recibo. Para você que acredita desejo-lhe uma santa Semana Santa. Desejo-lhe também uma feliz Páscoa!

Para você que não acredita desejo-lhe uma santa Semana Santa. Desejo-lhe também uma feliz Páscoa… E por favor, passe ali no balcão e pegue seu recibo.[9]

___

[1] “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16)

[2] “Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53,4)”. (Mt 8,17)

[3] “Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem (…) mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos;” (1Cor 1,21.23)

[4] “Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. (Rm 5,20)

[5] “Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5)”. (1Pd 2,24) e “Cuspiram-lhe então na face, bateram-lhe com os punhos e deram-lhe tapas,” (Mt 26,67)

[6] “Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6,40)

[7] “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo 20,23)

[8] “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. (Mt 16,24)

[9] “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Mc 16,16)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

FSSPX - Portugal

Tudo por amor a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Movimento Magistrados para a Justiça

"Uma visão conservadora de temas relacionados ao Direito"

O Legado d'O Andarilho

opiniões, considerações políticas e religiosas.

Roberta Acopiara's Blog

Just another WordPress.com weblog

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

Blog do Curso Técnico em Informática do IFCE - Campus Iguatu

pregarevangelho

Só mais um site WordPress.com

:.:Paródias da Professora Décia:.:

Paródias de uma professora cedrense!

Fratres in Unum.com

Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum.

Compartilhar é preciso.

Sinta-se livre para conhecer, aprender e compartilhar

§|Olhar Católico|§

Um Olhar Católico sobre o mundo!

Pacientes na tribulação

Apologética católica

Grupo S. Domingos de Gusmão

Fiéis Católicos de Maringá

Missa Tridentina em Brasília

Santa Missa no Rito Romano Tradicional

Vida, dom de Deus

Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostri infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui encarnationem cognovimus, per Passionem eius et Crucem, ad Resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

%d blogueiros gostam disto: