Publicada originalmente em 2015.
Minha mãe me deu um ensinamento que até hoje ficou marcado em minha mente. Ela sempre me dizia: “meu filho, estude. Pois somos pobres e a única herança que podemos lhe deixar é o saber”. Dizia-me isso desde as minhas primeiras letras e continuou dizendo quando vieram as notas altas e nem tão altas assim (nessas ela dizia com ênfase) das primeiras séries.
Ela ainda é viva, e muito viva graças a Deus (!), e ainda em vida já posso desfrutar da herança que minha mãe me deu. Graças a ela sou professor, assim como ela é há mais de trinta anos. Posso dizer que esta é uma herança bendita.
Assim como existem heranças benditas há também as malditas. Aquelas dívidas deixadas de pai para filho, que o digam aqueles que devem à União. Quanto maior a dívida maior a quantidade de gerações que pagam por esta herança maldita. Nós, todos nós, nascidos de mulher temos uma dívida infinita contraída com um Credor infinito. Não, não é por algo que cometemos no momento em que nascemos, mas pelo estado em que nascemos. Está claro que estou a falar do Pecado Original e que o Credor é Deus. Muitos confundem o estado de Pecado Original com o ato de pecar. Um é um estado, uma herança, o outro um ato deliberado da nossa vontade.
Homem nenhum nessa terra seria capaz de quitar tamanha dívida, visto que infinita. Só alguém infinito para reparar algo infinito. O Credor amando[1] o seu devedor, faz-se devedor mesmo sem nada dever[2]. Une de maneira que quase escapa à razão[3] misericórdia e justiça quitando assim a herança maldita e até mesmo com crédito![4]
Nesta semana voltamos os nossos corações para lembrar que esta dívida foi paga por misericórdia, mas também que foi executada com justiça, de maneira cruenta[5]. Por isto Santa. Por isto é momento de contrição, momento de tomarmos posse do recibo de quitação desta herança maldita[6], momento de arrependimento[7] e recomeço. Após tudo isso vem o recomeço, a passagem – páscoa – de uma vida sob o julgo do pecado à liberdade. Sem nunca esquecer que não há páscoa sem cruz[8].
Por todos e para sempre esta herança maldita foi quitada: por aqueles que não creem e por aqueles que creem. Basta pegar o recibo. Para você que acredita desejo-lhe uma santa Semana Santa. Desejo-lhe também uma feliz Páscoa!
Para você que não acredita desejo-lhe uma santa Semana Santa. Desejo-lhe também uma feliz Páscoa… E por favor, passe ali no balcão e pegue seu recibo.[9]
___
[1] “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16)
[2] “Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53,4)”. (Mt 8,17)
[3] “Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem (…) mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos;” (1Cor 1,21.23)
[4] “Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. (Rm 5,20)
[5] “Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5)”. (1Pd 2,24) e “Cuspiram-lhe então na face, bateram-lhe com os punhos e deram-lhe tapas,” (Mt 26,67)
[6] “Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6,40)
[7] “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo 20,23)
[8] “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. (Mt 16,24)
[9] “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Mc 16,16)

Deixe um comentário